Sejam bem-vindos!

Este site foi criado com a finalidade de divulgar a Doutrina Espírita, criando mais um espaço virtual onde seja possível o estudo e o aprimoramento pessoal. Não esqueça de deixar seu comentário, ajudando-nos na construção de mais esse site espírita na web.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

AMANHECER

Quando acordamos todos os dias e vemos que o sol ainda brilha, devemos levantar nossos pensamentos aos céus e agradecer a oportunidade da vida. Aqueles que entendem a importância do amanhecer, conseguem viver com muito mais serenidade.
O amanhecer é, não somente para o planeta, mas em especial para a alma, o momento do despertar do ser humano. É o retorno à vida, aos nossos compromissos assumidos, à nossa missão de evolução no ambiente terrestre.



Que benção que é poder amanhecer mais um dia e verificar que Deus nos deu mais uma oportunidade de remissão dos nossos erros!
Talvez por isso, aprendemos desde há muitos séculos, que devemos fazer nossa prece matinal. Elevar os pensamentos a Deus e agradecer por mais uma dia, solicitar sua força e seu auxílio a nosso favor, é o momento sublime da renovação dos votos de compromisso mútuo entre nós e o divino.
Acordar e deixar o sol entrar, mesmo quando o dia está nublado, nada mais é do que permitir com que nossa mente entre em contato com Deus, deixando com que sua luz divina toque nossa alma iluminando nosso dia.
O céu e o inferno estão dentro de nós mesmos. A medida que construímos os castelos da arrogância, do orgulho e do egoísmo, criamos nosso próprio inferno interior, que indubitavelmente se exteriorizará em todos os momentos do nosso dia, em cada pequena coisa, a cada contrariedade.
A irritação e o estresse são frutos de uma vida que não tem tempo para pensar em si própria. Mas não ter tempo é algo que se relativiza diante da escolha na hora da organização do próprio tempo. Aquele que não tem tempo para sua prece matinal, porque acorda às pressas para o trabalho, com certeza terá tempo para comprar o jornal, ou fumar um cigarro, ou assistir um filme ou uma novela, ou mesmo terá tempo para falar de alguém. Portanto, ter ou não ter tempo depende muito do que a própria pessoa considera mais ou menos importante, prioritário ou secundário. Enfim, ter ou não ter tempo é uma simples questão de escolha.
Podemos viver na correria do dia-a-dia, mas isso não nos impede de observarmos o que fazemos do nosso tempo. Será ele gasto com sabedoria? Ou seguimos o ritmo que a vida nos impõe sem pensarmos muito no que estamos fazendo?
Aquele que utiliza seu tempo de forma produtiva, com certeza não tem tempo para futilidades, fofocas ou mesmo para pensamentos de angústia ou sofrimento.
Quem consegue direcionar o seu dia produtivamente, em suma, vive em constante ligação com o divino, pois não se perde nos desvios do caminho.
Acordar e planejar o próprio dia exige sabedoria. Mas sabedoria não se adquire de uma hora para outra. Como tudo na vida, exige prática. Somente praticando conseguimos entender o que pode ser mudado, melhorado ou o que pode permanecer.
Para construir o céu dentro de nós, basta somente querer. Basta que tenhamos vontade suficiente para enfrentar o mundo de uma maneira diferente. Para aguentar, inclusive, a falta de compreensão do outro, que invariavelmente nos denominará de várias formas distintas, todas pejorativas, na tentativa de nos desestimular ao comportamento edificante.
A luz costuma irritar os olhos daqueles que não estão afeitos a ela.
Sejamos portadores da luz, pois aquele que ilumina é o primeiro a ser iluminado.
Tenhamos coragem de carregar este estandarte de fé, sem medo dos ataques contrários à nossa caminhada. Não podemos exigir que sejamos compreendidos por todos, sendo que nós mesmos muito já fizemos por conta de nossa incompreensão com o outro.
Amanheça todos os dias acendendo em você mesmo esse sol que vem do alto. E “que brilhe a vossa luz”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário